O Caminho

Somos Jovens, Empreendedores, buscamos condições para que você realize um Sonho, uma Jornada, uma experiência de Vida.


Caminho de Santiago | Caminhos na Europa


Roteiros Guiados e Auto-Guiados

+34 655 405 765 | +34 654 932 019


O Caminho de Santiago

Breve Histórico


Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse. Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 que a popularidade da peregrinação tem vindo a crescer substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem o Caminho - nome pelo qual é também conhecida a peregrinação - atualmente não o façam por motivos religiosos. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).


O símbolo dos peregrinos (do latim per ægros, "aquele que atravessa os campos") têm como símbolo uma vieira, a venera, cujas origens se atribuem aos povos ancestrais que antes do cristianismo peregrinavam a Finisterra, durante muitos séculos considerado o local mais ocidental do mundo conhecido e, como tal, o fim do mundo. O Caminho de Santiago é popularmente associado desde há séculos à Via Láctea, por supostamente indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. Via Láctea é um dos nomes dado ao Caminho e um dos nomes populares da galáxia em Espanha e Portugal é Caminho ou Estrada de Santiago.


Para saber mais sobre o Caminho de Santiago, clique aqui...

Os Motivos  de Fazer   o Caminho de Santiago


Uma pergunta constante quando se anuncia a vontade de fazer o Caminho de Santiago é: “Pra quê isso?”


Chega a ser engraçado, mas ao informar parentes e amigos que você vai tirar aquelas merecidas férias do trabalho ou estudo e, ao invés de descansar, irá caminhar cerca de 800km, a maioria das pessoas a princípio não acredita, depois acha que você está ficando maluco.


Quando percebem que não é brincadeira nem devaneio, começam a se preocupar…


“Por que não ir pra Cancún? Ou melhor… aproveita que já está na Espanha e vai pra Madrid, Barcelona…. Vai descansar!”

Mas a grande realidade é que não tem exatamente um “por quê”….Ninguém precisa de motivos específicos para tirar um tempo e ficar consigo mesmo, com seus pensamentos e organizar as ideias. Aliás, todo mundo deveria tirar esse tempo pra si, de vez em quando. Muita gente inclusive descobre seus motivos quando está percorrendo a rota.


Um poeta espanhol, Antonio Machado, disse, sabiamente: “Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar”.

Assim também é nossa vida não é? A vida se faz ao viver. Não há um manual de instruções.


Algumas pessoas fazem o caminho por motivos religiosos. Outras por querer conhecer a cultura deste caminho tão famoso. Outras pessoas o fazem por turismo ou ainda por esporte, já que se trata de um longo trajeto. Independente do seu motivo, é muito importante se preparar, mentalmente e fisicamente para a caminhada.


  1. A busca pela espiritualização: Aproveite os dias de caminhada para passar a vida a limpo e refletir! Como? Bem… há inúmeras formas e certamente encontrará alguma, que quando menos perceber, estará viajando pelo caminho da vida em pensamentos.
  2. Uma incrível aventura de descobertas: Descobrir coisas foi o que mais me motivou a cada passo do caminho: de vilas a aldeias, de pessoas a culturas, de sentimentos a emoções… de tudo mesmo!
  3. Desafiar os limites do corpo: Os dias de caminhada também serão motivados por uma quilometragem que deseja cumprir. Superá-la ou ultrapassá-la, sem dúvida, será uma comemoração! Mas lembre-se que o caminho não é uma corrida e que, os limites do corpo devem ser respeitados, ok?
  4. Conhecer pessoas amáveis e muito solidárias: Pelo caminho encontrará pessoas de todas as partes do mundo, de diferentes idades, culturas, classes sociais e crenças… todas ligadas por um objetivo comum: chegar até Santiago. Essas pessoas serão responsáveis por tornar a caminhada mais amável e solidária. Absorva o que de melhor elas podem lhe oferecer e retribua aos peregrinos que encontrar pelo caminho.
  5. Praticar o desapego: Aprenda a viver com o essencial! Tenha a certeza de que irá se surpreender em como consegue viver tão bem com tão poucos bens materiais.
  6. Descobrir a força emocional que possui dentro de si: O caminho de Santiago proporciona uma descoberta do eu interior: o autoconhecimento, a renovação, o perdão, a gratidão, a fé, a serenidade, os valores da vida… enfim, ao caminhar, certamente, definira ou redefinirá o verdadeiro sentido da vida, e principalmente que para ser feliz não é preciso depender de alguém , um lugar, um momento ou bens materiais.
  7. Encantar-se com os cenários do caminho: Encante-se com os cenários que encontrará do ponto de partida até Santiago! Certamente a natureza, as igrejas, os monumentos, as cidades e as pequenas vilas lhe proporcionarão inspirações e boas energias.
  8. Ouvir histórias, lendas e mitos do caminho e criar as suas: Impossível não viver sensações e situações inusitadas pelo caminho de Santiago. Peregrinos com mais de uma caminhada no curriculum possuem diversas histórias, lendas e mitos para compartilhar. Surpreenda-se com o que escutará, compartilhe com os outros e também crie as suas, afinal, o caminho é contemplado de magias.
  9. Viajar por menos custos e muito mais benefícios: O caminho de Santiago é uma ótima oportunidade de conhecer cidades que, certamente, nunca pensou em incluir no roteiro turístico. Elas possuem características genuínas e com certeza, merecem ser vistas e admiradas.
  10. Depois de caminhar mais de 100km nada é impossível!: Tenha a certeza que depois de caminhar até Santiago, sua vida não será mais a mesma, afinal o caminho nos guia para uma transformação interior. Lembre-se que o caminho de Santiago não tem um fim, ele segue todos os dias para o caminho da vida pessoal.


Conheça o Caminho de Santiago


VIDEO: Filme the Way

CAMINHO DE SANTIAGO

VIDEO: A Journey of the Mind

CAMINHO DE SANTIAGO

VIDEO: Botafumeiro

CAMINHO DE SANTIAGO

Sobre Nós

Somos jovens, empreendedores, realizamos um sonho: proporcionar uma jornada no Caminho de Santiago e Outros Caminhos. Apaixonados pelo Caminho de Santiago,   pela Espanha e residindo em Madrid.

Depois de vários anos trabalhando um conceito de vivência e integração entre o ambiente e os  participantes de um grupo, desenvolvemos um conceito de viagem para ser sentida e estimuar os 5 sentidos.


Contato


Calle Pilarica, 39 2I

28026 Madrid, Espanha


WhatsApp +34 655 405 765

Email:  contato@tour4friends.com

Instagram/tour4friends_caminos

Registro e Sugestões

 
 
 
 

Copyright @ All rights reserved