O Projeto


Desenvolvimento Liderança | Autoconhecimento

Caminho de Santiago

Muito mais que uma jornada, uma experiência de vida


Roteiros Guiados e Autoguiados

+34 655 405 765 | +34 654 932 019


Crie o seu caminho: Empoderamento e Autoconhecimento

O empoderamento e autoconhecimento é um processo gradual que acontece ao longo do Caminho. 


World Values Survey (WVS) é um projeto que desde a década de 80 coleta dados sobre os valores e crenças em 90% dos países do mundo e estuda como estes valores impactam o desenvolvimento político e social desses países. Segundo o Christian Welzel, o político social que encabeça o projeto da WVS, para que uma sociedade possa seguir melhorando seus índices sociais e atingir altos níveis de felicidade e bem-estar, ela deve passar por um processo de empoderamento dos seus cidadãos.


Empoderamento é a capacidade de o indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer.


Quando a pessoa escolhe por se empoderar, ou seja, por retomar o seu poder, ela fica consciente das decisões que toma para a sua vida, conhece suas capacidades e suas possibilidades de contribuição para o mundo. Dessa forma, tornam-se mais criativas e produtivas, o que para a sociedade é ótimo, pois aumentando a capacidade produtiva dos seus cidadãos, alavancamos nosso bem-estar econômico e social.


O indivíduo empoderado vive de forma plena seus valores e tem alto senso de pertencimento e reconhecimento, tornando-se mais crítico e engajado socialmente e menos suscetível a manipulações. Evoluímos para um novo estágio, entramos em uma espiral positiva de desenvolvimento, de prosperidade. Para um indivíduo se empoderar, é necessário que se faça presente 3 fatores:

  • Capacidade: Eu consigo. Significa que a pessoa tem os recursos materiais e conhecimentos necessários para ser protagonista do seu destino.
  • Possibilidade: Eu posso. Significa que existem instituições formais que permitem a liberdade de expressão individual. Estamos falando de instituições democráticas.
  • Motivação: Eu quero. Significa que liberdade de expressão e igualdade de direitos são valorizados e luta-se para mantê-las. Ou seja, o indivíduo quer ser autônomo e responsável pelo seu destino.


O autoconhecimento é fundamental na conscientização dos indivíduos de seus valores, emoções, capacidade de aprendizagem e motivação para prosperar e buscar a própria felicidade.


Quanto mais nos conhecemos, mais naturais são nossas escolhas na vida e mais nos tornamos donos do nosso caminho, ficamos mais resilientes nos momentos de dificuldade e valorizamos o direito de liberdade e expressão de todos os seres humanos.


O autoconhecimento é condição necessária para que possamos navegar em uma era tão complexa e de muitas escolhas, pois permite o desenvolvimento do discernimento necessário para fazermos as escolhas que realmente queremos, que vêm de dentro e que nos guiam para uma vida íntegra onde discurso e ação estão alinhados.


Quando nos engajamos em um processo de autoconhecimento, ativamos a motivação interna para a evolução da consciência e construção de um mundo melhor para todos.


Crie o seu caminho: Jornada do Herói e Peretencimento

O empoderamento e autoconhecimento é um processo gradual que acontece ao longo do Caminho. 


O monomito (às vezes chamado de "Jornada do Herói") é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Estudou a fundo os conceitos Junguianos de arquétipos, bem como concepções Freudianas e as estruturas dos ritos de passagem de Arnold van Gennep. Portanto, o desenvolvimento da Jornada do Herói leva consigo um profundo entendimento da psique humana, sendo ubíquo desde os contos mais antigos até nossos tempos atuais.


Entender o arquétipo do herói nos auxilia a buscar nosso caminho autentico. Arquétipos são imagens incrustadas profundamente em nosso inconsciente coletivo que servem de suporte para a expressão e desenvolvimento da psique. Portanto, invocar nosso herói interior resulta em materializar os ensinamentos que essa figura nos remete.


Talvez ao fazer esse exercício você se depare com uma figura de herói muito diferente da sua realidade. Porém, dentro desses pensamentos você certamente colocou seus desejos e aflições, tornando esse herói unicamente seu. Por mais diferente que ele seja, no final das contas, ele também é você. Ele pode ser tanto sua vontade de dizer “sim” a um desafio, quanto seu medo de falhar. Todas as histórias de heróis vieram da mente humana e portanto, carregam intrinsicamente nossas verdades mais profundas.


A beleza da Jornada do Herói está em entender que ela é para todos. Cada um pode identificar sua própria jornada e com isso trilhar seu caminho único, feito exclusivamente por você.


Trabalhando com algumas dezenas de pessoas no Caminho de Santiago, comprovamos mudanças significativas de despertar através do autoconhecimento e do resultado de alcançar um objetivo traçado.  Traduzimos as fases da jornada para compartilhar essas percepções. O processo de desconectar do mundo lá fora por alguns dias, caminhar num caminho desconhecido, meditar, interagir, perder o controle das situações e auto observar resulta num processo de autoconhecimento e pertencimento. Abaixo estão as principais fases da Jornada do Herói adaptadas as nossas percepções do Caminho:

  • Mundo Comum: o mundo normal antes da história começar.

Necessidade de mudanças pessoais, profissionais, relacionamento, mas algo o mantém numa situação que podemos chamar de “sabotagem”. Devido a rotina do dia a dia, não prestamos atenção nos sinais, nas nossas verdadeiras necessidades.

  • O Chamado da Aventura: algo interior nos leva a buscar uma aventura, um motivo que nos tire da rotina, surge uma necessidade de fazer algo diferente.
  • Reticência do Herói ou Recusa do Chamado: demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque desconhece.

É padrão do comportamento do ser humano que em um primeiro momento resistimos a essa mudança e tentemos encontrar outra condição.

  • Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural: encontra um amigo, um facilitador que o faz aceitar o chamado. Busca informações e começa um treinamento para se preparar para a aventura.
  • Cruzamento do Primeiro Portal: abandona o mundo comum para entrar no mundo desconhecido.

Aqui decidiu iniciar a jornada, definindo a data e roteiro a ser percorrido. Decidi “abandonar” trabalho, rotina diária e família para encarar o desafio.

  • Provações: surgem aliados e inimigos internos. A jornada o coloca numa série de situação que aparentemente estão fora do seu controle. O convívio com diferentes pessoas de diferentes culturas, o compartir alojamento, a percepção daquilo que é mais importante para trilhar o Caminho, as limitações físicas, a voz interna que reflete nossos pensamentos e nossas crenças, isso tudo começa a surtir com o simples fato de pararmos para olhar para dentro e nos conhecermos.
  • Aproximação: tem êxitos durante as provações.

Neste momento existe um conflito interno psicológico onde você pode romper tudo se desesperar, desestruturar ou olhar para si e enxergar essa Força interna que existe em você, essa mesma que você pode nem perceber, mas é aquela que te move.

  • Provação difícil ou traumática: a maior crise da aventura, de “vida” ou “morte”.

Já andamos muito até aqui e nesta hora é chegada a confirmação de sua mudança você está preparado? Até onde você iria para ser plenamente realizado e feliz em sua vida? Você ainda acredita nas limitações impostas a você durante sua infância onde os pais querendo nos proteger dizem do que somos ou não somos capazes?

  • Recompensa: enfrentou a “morte”, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa.

Sim, nada é em vão se você conseguiu enxergar suas habilidades, vencer seus maiores medos e traumas será recompensado.

Não importa a recompensa, mas nesse ponto você olha pra trás e pensa: Valeu a pena ser eu mesmo!

  • O Caminho de Volta: deve voltar para o mundo comum.

Sim nós retornamos e por que? O que seria retornar? Seria perceber que mesmo que situações difíceis aconteçam algo em você se transformou e você agora sabe que é definitivo se tornou melhor, mais forte decidido.

  • Ressurreição do Herói: outro teste no qual enfrenta a “morte”, e deve usar tudo que foi aprendido.

Essa mudança é tão verdadeira forte purificadora e feliz que você se sente motivado a encorajar situações e pessoas que ainda não conseguem dar o primeiro passo para a mudança.

  • Regresso com o Elixir: volta para casa com o resultado, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

É nesse momento da jornada que você percebe que não basta motivar as pessoas com seus discursos, mas começa a querer ajudar as pessoas com suas transformações pode ser auxiliando em suas mudanças. Não se trata de exibicionismos, mas de mostrar às pessoas que com dedicação, esforço, introspecção, autoconhecimento, reconhecimento de forças e limitações todos somos capazes de ter uma vida Plena, Gloriosa e Feliz só depende de você.

Sobre Nós

Somos jovens, empreendedores, realizamos um sonho: proporcionar uma jornada no Caminho de Santiago e Outros Caminhos. Apaixonados pelo Caminho de Santiago,   pela Espanha e residindo em Madrid.

Depois de vários anos trabalhando um conceito de vivência e integração entre o ambiente e os  participantes de um grupo, desenvolvemos um conceito de viagem para ser sentida e estimuar os 5 sentidos.


Contato


Calle Pilarica, 39 2I

28026 Madrid, Espanha


WhatsApp +34 655 405 765

Email:  contato@tour4friends.com

Instagram/tour4friends_caminos

Registro e Sugestões

 
 
 
 

Copyright @ All rights reserved